cla

CLA: saiba o que é, como deve ser consumido, benefícios e efeitos!

O ácido linoleico conjugado, ou CLA, pode ser um suplemento divisivo em círculos de saúde e fitness. Não é difícil encontrar pessoas que dizem tê-lo usado enquanto mantinham a massa muscular e deixavam a obesidade para trás. É também um ingrediente quase obrigatório em para perder gordura.

O que é CLA?

CLA é um termo usado para se referir à família de diferentes isómeros de ácido linoleico conhecido coletivamente como ácido linoléico conjugado. Estes ácidos gordurosos poliinsaturados exercem uma variedade de funções fisiológicas no corpo.

Devido a alguns resultados positivos nos estudos de composição corporal, o CLA é freqüentemente encontrado em suplementos queimadores de gordura e é uma característica regular em corte de musculação.

O que o CLA faz?

A maioria das reivindicações de queima de gordura da CLA dependem de seu efeito no sistema PPAR, uma família de receptores de sinalização relacionada a uma série de funções metabólicas no corpo, incluindo a queima de gordura, sinalização natural de esteróides e inflamação.

Embora seja necessária mais pesquisa em seres humanos, com base em estudos em animais, o CLA é pensado para ter muitos efeitos biológicos, com alguns sinais apontando o potencial para apoiar a inflamação saudável e os níveis de pressão arterial.

Quais são os benefícios do CLA?

O CLA foi sugerido para melhorar a massa corporal magra, reduzir a gordura corporal, auxiliar na perda de peso e aumentar a taxa metabólica.

Estudos em animais mostram promessa inicial, embora a maioria dos ensaios em humanos mostre pouco efeito na composição corporal ou massa muscular em adultos saudáveis ​​e ativos. Estudos para mostrar os benefícios modestos da suplementação de CLA na composição corporal foram realizados em indivíduos obesos ou sedentários.

Algumas pesquisas indicam que uma dose de aproximadamente 3,4 gramas por dia durante 6 a 12 meses pode suscitar melhorias leves na composição corporal em populações com sobrepeso e não treinadas. No entanto, vale a pena repetir que este é um efeito relativamente longo prazo; Se você vai tomar isso, esteja preparado para fazê-lo por pelo menos seis meses.

Com base na pesquisa, é improvável que a suplementação de CLA seja única para exercer benefícios de composição corporal visíveis em indivíduos altamente treinados ou já enxutos.

Então, ele se aglutina? Pesquisadores canadenses deram CLA a disciplinas por 7 semanas, enquanto também treinavam musculação três vezes por semana. Os participantes que suplementaram com CLA apresentaram aumentos maiores na massa de tecido magra (1,4 quilo) em relação ao grupo controle (0,2 kg).

Os autores concluíram que o pequeno aumento na massa corporal magra pode ser atribuído a um efeito catabólico diminuído que veio do suplemento de CLA.

Existem benefícios para a saúde para tomar CLA?

Geralmente, embora existam dados promissores de estudos em animais sobre os efeitos da suplementação com CLA na saúde, os resultados em ensaios em humanos foram muito mais instáveis.

Populações com condições pré-existentes, como hipertensão arterial ou obesidade, foram as únicas a aparecer para se beneficiar da suplementação de CLA e, no caso de alguns benefícios renomados, como ter benefícios anti-inflamatórios, é definitivamente necessária mais pesquisa.

Aqui está um pouco do que foi estudado:

Hearth Health

Complementar com 4,5 gramas de CLA durante oito semanas foi associado a níveis saudáveis ​​de pressão arterial em participantes hipertensos. Uma meta-análise mais recente de estudos realizados com relação aos efeitos da suplementação de CLA encontrou que provavelmente apresentaria maiores efeitos benéficos em pessoas com hipertensão, em vez de com pressão arterial normal.

Sistema imunológico e inflamação

O CLA também exibiu efeitos benéficos na resposta imune e inflamatória em modelos animais. Contudo, ainda faltam dados conclusivos sobre os efeitos positivos da suplementação de CLA em ensaios em humanos.

Quais são os efeitos colaterais do CLA?

Existe potencial para sofrimento gastrointestinal com altas doses de suplementação de CLA, mas é considerado seguro e não deve causar efeitos colaterais em doses razoáveis.

Atualmente, não há interações medicamentosas conhecidas com suplementos de CLA, e é considerada segura para consumo humano.

O CLA é naturalmente encontrado na carne e nos produtos lácteos, embora a ingestão global de alimentos seja inconsequente, pois está disponível somente em vestígios e muito menor do que as doses típicas observadas na pesquisa de suplementação.

Quais são as formas disponíveis do CLA?

Existem várias formas de CLA disponíveis, incluindo pós e pílulas. Mas é mais comum consumido em forma de gel ou cápsula. Não há nomes alternativos para o CLA.

Como é CLA é tomado?

As doses utilizadas em estudos sobre CLA variam de 1,4 gramas por dia para 6,8 gramas por dia. Embora exista uma variação considerável nos protocolos de dosagem entre os estudos, a dose mais comumente recomendada é de 3,4 gramas por dia.

Achou útil este guia sobre CLA? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Posts populares com esse assunto