dica para perder peso

Perder peso: A dica MAIS importante!

Todo mundo sabe que perder peso implica comer alimentos nutritivos e evitar junk food, mas e se houvesse um fator ainda maior, a mais importante dica para perder peso além de exercícios e nutrição?

Esse fator existe: dormir.

Acredite ou não, dormir é a coisa mais importante que você pode fazer, se você está tentando perder peso, ficar em forma ou alcançar o nível de aptidão que você deseja. Obter a quantidade certa de sono de boa qualidade pode fazer ou reduzir os esforços mais dedicados para alcançar uma melhor saúde e bem-estar.

Quanto você precisa dormir?

Como humanos, nos consideramos avançados e altamente evoluídos. Mas quando se trata de nossa fisiologia, ainda estamos na Idade da Pedra. Nossos corpos costumam dormir quando escurece e acorda quando o dia fica claro. Essa é um período de sete a dez horas. Logo, todos deveriam ter pelo menos sete horas de sono todas as noites.

Por que o sono é tão importante para a perda de peso?

Toda função corporal depende do sono. De regular a pressão sanguínea para combater os desejos de açúcar, o bom sono é essencial para a perda de peso. Mas, por que o sono é assim tão crítico? Ora, seu corpo é projetado para perceber a falta de sono como estresse e, infelizmente, ele não consegue distinguir a diferença que existe entre o estresse de trabalhar horas longas ou o estresse de, digamos, ser perseguido por um leão.

O estresse é o mesmo para o seu corpo, que responde ao liberar substâncias químicas – especificamente, adrenalina e cortisol – em sua corrente sanguínea. A maneira como o seu corpo vê, o estresse é um sinal para se preparar para lutar pela sobrevivência, por isso indica sinais hormonais para ajudá-lo a empacotar mais alimentos para a energia para lutar. Em outras palavras, você fica com fome.

Esses mesmos hormônios também sinalizam seu corpo para manter a maior quantidade possível de gorduras armazenadas. Então, você está com mais fome, você está comendo mais e você está armazenando peso. Tudo porque você tem um grande prazo.

Após você ter uma maratona de trabalho no dia anterior e já volta à labuta ou sai para treinar nas primeiras horas da manhã, seu corpo está gritando para dormir. Você, é claro, continua trabalhando e diz ao seu corpo: “Desculpe, não há tempo para dormir agora. Temos trabalho a fazer”.

Seu corpo responde da única maneira que sabe como exigir a fonte de energia mais fácil e acessível que pode encontrar: o açúcar. A razão pela qual seu corpo deseja calorias vazias e energia rápida é por causa das demandas que você está colocando. Seu corpo pensa: “Não há tempo para dormir? Tudo bem, me dê um docinho, e eu lhe darei energia para fazer esse relatório!”

Os hormônios do estresse causam fome e ganho de peso. Qual é uma das melhores maneiras de combater o estresse? Dormir! Quando você dorme, seu corpo finalmente tem a chance de redefinir e recuperar. Seus níveis de hormônio regulam, e tudo está certo com o mundo.

Quando você está sob estresse, seu corpo não está fora de você. Seja como for, está protegendo você. Quando você se acabando em bebidas energéticas ou doces para ficar acordado, seu corpo pensa que está lutando para sobreviver. Ele responde armazenando todo esse açúcar como gordo, pensando que os tempos difíceis estão chegando e tem que estocar.

Dado um sono de boa qualidade, seu corpo sabe que você está seguro e não está em perigo de morrer de fome no futuro próximo – por isso não precisa mais manter a gordura armazenada. A resposta ao estresse pára, e seu corpo se sente confortável queima de gordura por energia em vez de mantê-la em caso de emergência.

No fundo, quando você não dorme, você não perde peso. Você pode fazer todo o resto direito, mas sem dormir o suficiente, seu corpo não liberará a gordura que você armazenou simplesmente porque está tentando mantê-lo vivo!

Não é apenas uma dica para perder peso

O sono é fundamental para a sua saúde em todos os níveis, desde ajudá-lo a alcançar o melhor desempenho atlético até apoiar o seu sistema imunológico para que você não fique doente.

Enquanto você está dormindo, seu corpo está ocupado reparando-se em um nível celular. Já se perguntou por que você parece terrível no espelho ao acordar muito cedo? É porque seu corpo foi privado do resto que precisava para realizar a manutenção celular necessária para mantê-lo melhor.

Em um estudo recente, um grupo de ratos de laboratório foi diagnosticado com tumores. A metade foi autorizada a dormir ininterruptamente durante a noite; A outra metade foi despertada a cada duas horas. Em três semanas, os tumores nos ratos do grupo de teste (os que acordaram a cada duas horas) cresceram tanto que os ratos já não podiam andar.

Quanto ao grupo de controle que teve bastante descanso, sua condição permaneceu inalterada. Esta é apenas uma das dezenas de estudos realizados sobre os efeitos da privação do sono nos últimos 100 anos, e o que aprendemos com esses estudos resume-se a: um sono consistente e adequado apoia a saúde e o bem-estar.

Sua pele, seus cabelos, suas unhas, sua capacidade de atenção – tudo isso pode ser melhorado por um sono maior ou de melhor qualidade. Quem não quer pensar mais claramente? Quem não quer dar o seu melhor? Um bom sono pode até ajudar a se livrar da celulite. Na verdade, uma boa noite de sono pode melhorar todos os aspectos da função diária, e é por isso que o sono é a mais importante dica para perda de peso.

E se eu trabalhar em horários estranhos?

Quando se trata de dormir, você não tem escolha; você precisa disso. Seja uma soneca no meio do turno, usando cortinas de bloqueio de luz ou uma máscara facial, dormir durante o dia ou indo para a cama no horário certo para acordar cedo. Sua saúde vem em primeiro lugar.

E se eu tiver problemas para dormir?

Procure ajuda. Há muitos produtos para aumentar o sono por aí, mas você precisa verificar primeiro com seu médico, especialmente se já estiver tomando outros medicamentos. Muitas pessoas dormem melhor quando começam a tomar algum remédio específico.

Se isso não ajudar, considere participar de um estudo de sono. Você pode ter uma condição médica subjacente, como a apneia do sono. Uma clínica de sono profissional pode descobrir exatamente o que prejudica seu sono e oferece algumas soluções.

Como posso obter um sono de melhor qualidade?

Melhorar a qualidade e a duração do seu sono geralmente se resume ao desenvolvimento de bons hábitos. Vivemos em um mundo onde temos luz 24/7, causando estragos em nossos ritmos circadianos internos.

Desenvolva uma rotina para dormir:

  • Vá para a cama na mesma hora todas as noites;
  • Desligue a TV e todos os aparelhos eletrônicos uma hora antes de ir para cama;
  • Apague aos poucos a iluminação em sua casa a medida que se aproxima da hora de dormir. Escurecimento gradual indica seu corpo que a hora de dormir está chegando;
  • Mantenha o telefone em outro local ou configure-o para “não perturbe”. Não arrisque ser despertado por uma notificação ou mensagem. Seja o que for, pode esperar até a manhã;
  • Invista em um colchão de qualidade;
  • Faça algo que lhe ajude a relaxar antes de dormir, como tomar um banho quente, fazer yoga, leitura ou meditação.

Lembre-se: dormir deve ser sua primeira prioridade quando você está tentando perder peso. Nenhuma quantidade de exercício ou boa nutrição pode substituir o sono de boa qualidade.

Portanto, proteja seu sono, porque apenas um corpo descansado pode perder o peso necessário e ser o melhor que pode ser.

Gostou deste artigo sobre a mais importante dica para perder peso? Acha que ela pode ser válida também aos seus amigos? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.

Posts populares com esse assunto