Como ficar em forma durante a gravidez

Como ficar em forma durante a gravidez

Passar por uma gravidez é uma experiência extraordinária. Não há nada igual a isso no mundo. Seu corpo passa por mudanças surpreendentes e você vive cada dia desses nove meses sabendo que está gestando outro ser humano!

No entanto, várias opiniões sobre o que você deve e não deve fazer quando está grávida estão à disposição, especialmente, quando se trata do universo fitness.

Quanto mais avança a gravidez, maior a chance de ouvir perguntas como “por que você ainda está na academia?” e “por que você ainda está levantando pesos?”. Uma sugestão de resposta seria “e por que não?”.

O treinamento pode ajudar você a ficar ativa e saudável sempre que seguidas as orientações recomendadas de ganho de peso, que fica em torno de 30 quilos. Pode ajudar, ainda, na recuperação pós-parto, além da obtenção de um corpo em forma, novamente, com menos esforço enquanto seu filho cresce.

Se você está grávida e quer saber um pouco mais sobre como treinar, comer e usar suplementos, em seguida, daremos algumas dicas!

Mas, é óbvio que a indicação de uma consulta com seu médico ou parteira para tratar do assunto é extremamente relevante, pois, antes de iniciar ou modificar um programa de exercícios durante a gravidez, você deve saber se está apta para tal.

Levante pesos

Se você estava treinando com pesos antes da gravidez, em geral, é seguro continuar enquanto estiver grávida. De fato, as diretrizes nacionais e internacionais atuais recomendam que mulheres saudáveis ​​realizem treinamento de resistência durante a gravidez.

No entanto, certifique-se de verificar com seu médico ou parteira antes de começar. Levantar pesos é importante porque ter músculos fortes ajudarão você a levar essa pessoa extra com você em todos os momentos.

Por exemplo, ter as costas e as pernas fortes ajudará a aliviar alguma dor associada com o crescimento da barriga. Outras melhorias que tornem seu corpo mais forte e sua postura mais correta podem prevenir desconfortos músculo-esqueléticos e ajudar durante o trabalho de parto.

Quando você estiver no treino, certifique-se de ouvir o seu corpo. Você não pode ficar “fisicamente mais apto” durante a gravidez, então, ajuste sua mentalidade.

Foque na manutenção ao invés de ganhar ou perder. Se não se sentir bem com algo, basta ignorá-lo.

Exercícios que exigem que você fique deitado de costas ou incline seu abdômen contra uma almofada podem gerar desconforto, então, procure alternativas.

Em geral, diminuir o peso que em 30-50 por cento é uma ótima ideia. Você ainda pode sentir os efeitos do exercícios nos seus músculos, mesmo com um peso mais leve.

Alongamento

Explorar aulas de ioga, por não poder treinar mais tão intensamente, é um dos pontos que se deve levar em consideração nesse processo.

À medida que seu bebê fica maior, seus músculos começam a se sentir mais tensos. Alongamento ajuda a soltá-los e mantê-los ativos. Quanto mais flexível estiver, mais fácil será se movimentar.

O alongamento é especialmente importante no terceiro trimestre de gravidez, quando é quase impossível dobrar ou alcançar qualquer coisa abaixo dos seus joelhos! Mas, se possível, comece o quanto antes!

Nutrição

Não comer proteína suficiente durante a gravidez pode prejudicar o crescimento do seu bebê.

Comer muitos carboidratos é mais fácil nesse período e, está correto, mas não se pode negligenciar o consumo de proteínas.

Também é importante comer uma boa variedade de vegetais saudáveis ​​como espinafre, couve e outros verdes.

Para fontes de gordura saudáveis: abacate, azeite, salmão, nozes e óleo de coco. Para crescer grande e forte, seu bebê precisa de uma dieta equilibrada, variada e saudável – assim como você!

Hidratação

Na gravidez, você partilha fluidos com outro ser humano, por isso é especialmente importante beber muita água.

Não há nenhuma razão para modificar sua ingestão se você já a faz corretamento, mas, em vez de refrigerantes ou sucos, se você costuma consumir, faça a mudança para água.

Suplementação

Suplementos como queimadores de gordura e pré-treinos devem ser cortados assim que você tiver um teste de gravidez positivo, mas, isso não significa que você não pode desfrutar dos benefícios de outros suplementos.

Como exemplo, o primeiro na sua lista pode ser uma vitamina pré-natal com ácido fólico.

Você também pode continuar com os BCAAs, que são geralmente considerados seguros para uso durante a gravidez, mas, recomendamos falar com seu médico antes de usá-los.

Níveis elevados de BCAAs em crianças podem representar algum risco, por isso, se você já está recebendo proteína suficiente através de alimentos integrais, talvez, não precise de complementar com BCAAs adicionais.

Saúde mental

Gestar uma nova vida é um processo mágico, mas, também pode ser assustador e estressante. Faça o seu melhor para desfrutar desse momento.

Pare de se preocupar com perder o peso do bebê ou se você está decorando o quarto do bebê da melhor forma. Em vez disso, valorize todos os pontapés e socos, e lembre-se que, o período de gravidez ocupa apenas um curto espaço de tempo em sua vida.

Você pode começar sua ligação com seu bebê enquanto ele ou ela ainda está em sua barriga. Crie um vínculo especial falando e reconhecendo seu movimento em seu ventre.

Seja qual for sua forma de ligação com seu bebê, nunca é cedo demais para começar!

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