Gorduras saudáveis: Tudo que você precisa saber!

Gorduras saudáveis: Tudo que você precisa saber!

Muito se fala sobre evitar todas as gorduras. Porém, algumas delas ajudam, enquanto outras danificam! Por isso trazemos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre gorduras saudáveis a serem incluídas na sua dieta.

Querer perder peso deixa um mau gosto nas nossas bocas. Na verdade, não é apenas ruim, é seco, sem sabor, e na maioria dos casos, injustificado. A maioria das gorduras alimentares tem efeitos benéficos sobre a saúde celular, cardiovascular, cognitiva e metabólica e trabalha para melhorar a composição corporal.

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Por que eu preciso de gordura?

As proteínas e os carboidratos certamente roubam o foco dos macronutrientes, mas as gorduras desempenham um papel vital que não deve passar despercebido. Claro, os carboidratos podem ser o primeiro nutriente a se lembrar quando pensamos em energia, mas a gordura também é uma fonte de energia.

Na verdade, gordura contém mais calorias (energia) do que os outros macronutrientes combinados; proteínas e carboidratos fornecem 4 calorias por grama, enquanto a gordura contém 9 calorias! Acople isso com o fato de que todas as células do seu corpo, bem como a maioria dos processos fisiológicos, exigem gordura, por isso é desconcertante ver as pessoas ainda evitarem gordura.

Além disso, a gordura também é uma grande vesícula de armazenamento para as vitaminas lipossolúveis-A, D, E e K, além de desempenhar um papel crucial na produção de testosterona e vitamina D?

Quais são os tipos de gorduras saudáveis?

gorduras saudáveis

Gorduras não saturadas

Essas gorduras podem ajudar a apoiar a saúde do coração devido à sua capacidade de suportar níveis saudáveis ​​de colesterol. Não é de admirar que a expectativa de vida seja maior nos países europeus, muitos dos quais favorecem a dieta mediterrânea, das quais as gorduras insaturadas são básicas.

As gorduras insaturadas são bastante estáveis ​​a altas temperaturas, tornando-os uma ótima escolha para cozinhar.

Ácidos graxos essenciais

Embora os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 sejam essenciais, o foco muito alto pode afetar negativamente sua saúde, porque os ácidos graxos ômega-6 possuem fortes propriedades pró-inflamatórias.

Consideradas como as gorduras “saudáveis ​​para o coração”, os ácidos graxos ômega-3 também exibem potentes benefícios metabólicos e cognitivos, pois tais gorduras também suportam uma resposta inflamatória saudável após exercícios ou treino, o que pode ajudar a promover a recuperação.

Omega-3 também pode influenciar positivamente a forma como seu corpo manipula a glicose. Pesquisas descobriram que o consumo de uma proporção menor de omega-6 para omega-3 (que ocorre quando você se esforça conscientemente para aumentar a ingestão de omega-3) foi associado com a sensibilidade à insulina. A sensibilidade à insulina é um sinal de utilização e armazenamento de glicose. Quando sua sensibilidade à insulina é ideal, é menos provável que a glicose seja direcionada para células de gordura.

Gordura saturada

O bom senso considerava que a gordura saturada era um risco para a saúde porque elevava os níveis sanguíneos de colesterol LDL e HDL. No entanto, pesquisas recentes demonstraram que quando HDL (“bom” colesterol) aumenta ao lado de LDL (“mau “colesterol”), os riscos cardiovasculares de níveis mais elevados de colesterol podem não ser tão drásticos quanto anteriormente assumido.

Além disso, algumas gorduras saturadas, como o óleo de coco, são ricas em triglicerídeos de cadeia média (MCTs). MCTs são únicos na medida em que ignoram o fígado e entram imediatamente na corrente sanguínea. Isso os torna prontamente disponíveis para serem usados ​​como combustível e potencialmente menos propensos a serem armazenados como gordura. Dietas mais altas em MCTs também podem ajudar a promover a saciedade e, finalmente, ajudar na perda de peso.

A gordura saturada também desempenha um papel crucial na produção de testosterona. As conseqüências da baixa testosterona incluem diminuição da formação de músculo e desempenho diminuído. Um estudo do Journal of Applied Physiology descobriu que as dietas mais elevadas em gorduras mono-insaturadas e saturadas estavam relacionadas a níveis mais elevados de testosterona.

Gorduras trans

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As gorduras trans – comumente encontradas em rosquinhas, biscoitos, bolos e outros produtos assados – aumentam o colesterol “ruim” ao mesmo tempo que reduzem o colesterol “bom”. Esta é uma receita para o desastre e uma série de complicações metabólicas. Além disso, o aumento da quantidade de gordura trans que você consome pode causar estragos na disposição adequada de glicose, aumentando a probabilidade de resistência à insulina e obesidade abdominal. Então, da próxima vez, pense duas vezes antes de escolher um terceiro biscoito.

Sobretudo agora que você já sabe tudo sobre gorduras saudáveis. E as razões pelas quais uma pessoa deve consumir gorduras pode variar de acordo com o sexo, confira neste artigo porque as mulheres devem consumir mais gordura.

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